sábado, 24 de novembro de 2012




                                               
Preconceito contra os Negros

 
 Um dos mais frequentes, estamos cansados de ver pessoas negras sendo insultadas aos montes e sendo tratadas de maneira desigual ao de pessoas de pele branca. Brasil, assim como ocorreu em vários outros países, o negro – também conhecido como afro-descendente – foi inserido na sociedade sob a forma de escravo. Nem é preciso dizer o quanto o negro sofria naqueles tempos. É difícil para muitos perceberem, mas a escravidão foi abolida há “um caminhão” de anos e ainda hoje existem pessoas que agem como se estivessem naquela época! Insultam, agridem, desprezam. 
 A grande questão que fica é: em um país como o Brasil, de grande miscigenação, quem garante que uma pessoa branca não tenha em sua genética algumas características herdadas de afro-descendentes?
Naturalmente os negros, os quais acabam por ter menos oportunidades e, consequentemente, temos a maioria deles vivendo em situações precárias, infelizmente. Nesse cenário, os racistas aproveitam para tentar acabar com a dignidade do negro zombando de suas condições econômicas e por muitas vezes generalizando dizendo que todos são bandidos, uma tremenda injustiça!
Somos todos iguais, a capacidade de um africano é igual à de um alemão ou um norte-americano. Mas pense comigo na consequência de isolarmos um grupo de pessoas de cor de pele semelhante, dando-lhes pouco estudo, oferecendo poucas vagas de emprego e, quando empregadas estas pessoas, pagar-lhes salários baixos. Se os meios não são fornecidos, é óbvio que assim poucos conseguirão progredir.
Há hipocrisia de quem discrimina negros. Sim, pois adoram sentirem-se superiores, falar mal, mas utilizam-se de várias coisas trazidas de fora pelos negros ou criadas por eles no Brasil.
Quantas pessoas agem dessa maneira! Se não gostam por que motivo comem feijoada, desfilam em escola de samba ou jogam capoeira?
A cultura negra é muito rica e além dos exemplos citados temos vários outros. Como diria a letra da música Júri Racional, do grupo de rap Racionais MC’s:
“Se soubessem o valor que a nossa raça tem,
tingiam a palma da mão pra ser escura também” 
     Por Alice Rezende (Aluna da turma). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário