sábado, 23 de março de 2013

 Respostas das perguntas que foram passadas ontem na aula de Língua Portuguesa.

  1. Questão A: 
 O eu-lírico encontra-se em conflito, focado nos seus sentimentos, na sua vida interior, no sofrimento por alguém inatingível. Há um tédio existencial, com sua sensação de melancolia, depressão, uma ânsia pela morte como solução para os problemas.

  1. Questão B:
 Importante comentar que o poema "Soneto" possui dois quartetos com versos que transmitem claridade e escuridão associada à imagem da amada vista como pálida, virgem, anjo, que ora está dormindo no céu, ora está se banhando no mar. O primeiro terceto que dá ideia de uma mulher sensual, com negros olhos, despida. Segundo terceto, há sugestão de imagem do eu-lírico que sofre com a angústia de ter o anjo distante na vida real e de desejar a sublimação na morte como saída para esse prazer reprimido.

  1. Questão C:
 O primeiro quarteto pode ser lido em termos de uma mulher que está intacta como um defunto conservado numa cama de flores e como uma lua entre as nuvens do amor, estando à noite.O segundo quarteto tem ima virgem no mar e um anjo entre nuvens no amanhecer. No primeiro terceto, há descrição física de uma mulher na cama, despertando para o dia. No segundo terceto, é retomada a figura do anjo, da noite, da morte como meio de concretização dos desejos de eu-lírico em conho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário